Ginásio de Esportes de Ubiraitá é inaugurado
Depois de inaugurar o Centro Educacional, a comitiva saiu em direção ao Ginásio de Esportes, outro equipamento que vai potencializar talentos já existentes em Ubiraitá, um celeiro que esporta gigantes do esporte para todo o país. Ao chegar lá, atletas da sede, do povoado de Nova Vista e de Rio Utinga, além dos de Ubiraitá, já esperavam, ansiosos, para adentrar a fábrica de sonhos e de talentos que os aguardava.
O Deputado Estadual Ângelo Almeida prestigiou a entrega do Ginásio. De acordo com ele, a sexta-feira foi um dia de “dupla emoção” e significa que a gestão municipal está comprometida com a educação e o esporte. “Fica muito claro que a administração pública tem pensado no povo com responsabilidade, amor e seriedade. É um exemplo de que a educação e o esporte transformam vidas”, diz.
Eduardo Rufino estava muito ansioso. Sequer chegou a dormir à espera da inauguração. Servidor público, atleta profissional e líder de esportes em Ubiraitá, Rufino acredita que sonhos compartilhados são mais fáceis de transformarem em realidade. “Receber um equipamento desse porte, raro em outras cidades, é motivo de orgulho”, diz. E acrescenta: “Com ele [o Ginásio], nós só temos a crescer”.
Um novo tempo para o esporte em Ubiraitá, dizem atletas
O sentimento de gratidão foi facilmente compartilhado entre os atletas, que dizem ser um novo tempo para o esporte no distrito. Maria Clara não escondeu a felicidade em ver um de seus principais sonhos se tornarem realidade. Jogadora de handebol, ela pontua que o Ginásio é um “equipamento completo”, que vai possibilitar uma continuidade no treinamento mesmo em períodos chuvosos.
Douglas Teixeira se emocionou ao entrar pela primeira vez no Ginásio. Ele diz que é gratificante ter um espaço adequado como esse. “Antes nós treinávamos em uma única quadra, sem tamanho oficial. Hoje, nós temos um equipamento completo”, pontua.
O atleta usa uma analogia para mensurar a importância do Ginásio no desenvolvimento dos atletas. “Não se pode desenvolver um dom no canto se o espaço não oferece condições para isso. Da mesma forma, agora temos um Ginásio de Esportes, coletes, bolas, tudo que um time precisa. E isso é importante para nos desenvolvermos”, finaliza.
Já para Mateus Almeida, o Ginásio vai transformar vidas e, segundo ele, tê-lo em Ubiraitá é um indicativo de que é um novo tempo para o esporte no distrito. “[Ter o Ginásio em Ubiraitá] significa muita coisa. É um espaço que vai tirar pessoas das ruas, de condições ruins, além de proporcionar diversas coisas boas, como o nosso desenvolvimento e a qualidade do nosso treino”, conclui.
Ginásio de Esportes recebe torneio inaugural
Depois de inaugurado, o Ginásio de Esportes foi palco para um torneio, que contou com a presença das seleções da sede, do povoado de Nova Vista e do Rio Utinga, e do distrito de Ubiraitá. As modalidades disputadas foram futsal e handebol, nas categorias masculino e feminino. Todos saíram campeões porque, como diz Wilson Cardoso, “é através do esporte que se constroem laços de união, companheirismo e amizade”.