Andaraí - Bahia

Marujada do Divino no Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos em Saubara-BA

Autor: Comunicação PMA - 09/08/2023 às 10:59:18
IMG

A Marujada do Divino participou, nos dias 04 e 05/08, da décima edição do Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos em Saubara-BA. Como forma de incentivo e compromisso com à cultura popular e a tradição da marujada de Andaraí, a gestão municipal através da Diretoria de Cultura promoveu a ida do grupo para abrilhantar o evento.

O encontro acontece desde 2013 e é a principal atividade desenvolvida pelos grupos registrados no livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas sendo assim reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.Durante o encontro de 2023 foi solicitado do IPHAN o registro nacional. 

A realização do encontro é a celebração as memórias, é um instrumento de salvaguarda dessas manifestações, é a afirmação da importância de se preservar as expressões lúdicas que transcrevem a nossa história.

Os grupos apresentam três características diferentes: As Cheganças de Marujos ou Marujadas, as Cheganças de Mouros e as Lutas entre Mouros de Cristãos. A primeira tem como uma de suas características encenar episódios acontecidos no Brasil em cada lugar onde essa manifestação está presente, encontramos também nessas manifestações memórias das navegações que resultaram na ocupação das terras do ocidente assim como nas navegações da diáspora africana.  As Cheganças de Mouros têm como principal enredo as lutas que aconteceram entre os Mouros e Cristãos e a performance segue em torno da conversão dos Mouros ao cristianismo, assim também como acontece nas Lutas entre Mouros e Cristãos que são encontradas em algumas cidades do território do extremo sul da Bahia. Uma das diferenças entre essas duas manifestações está na forma como é encenado e na forma de se vestir. Uma importante diferença é observada na parte melódica, enquanto as cheganças de Mouros usam o pandeiro como instrumento para ritmar as canções, as Lutas entre Mouros e Cristãos usam caixas de guerra e flautas doce e os seus textos (embaixadas) são falados.

 


Compartilhe:


Mais Notícias

Sua Privacidade

Ao clicar em Aceitar, você concordar que o site poderá armazenar cookies em seu dispositivo e utilizar as informações de acordo com nossa Politica de privacidade