Andaraí - Bahia

Cultura: Marujada do Divino Espírito Santo participa do II Encontro de Marujadas e Cheganças do Velho Chico, em Paratinga

Autor: Wendal Carmo - 21/06/2022 às 14:46:55
IMG

A Marujada do Divino Espírito Santo, de Andaraí, participou neste final de semana do II Encontro de Marujadas e Cheganças do território do Velho Chico, no município de Paratinga. A participação no projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. 

Fundada há mais de um século, a Marujada do Divino é considerada patrimônio cultural e histórico de Andaraí. Com cânticos que fazem alusão às viagens em alto mar, os meninos e meninas utilizam pandeiros e caixetas para acionar o toque a o bailado, a marcha dobrada, gira mundo, remo, marcha descansada e gajeiro grande. 

Com o tema “Todos na Embarcação: Paratinga preservando a cultura e tradição”, o evento faz parte do Projeto Forte Marujada, realizado com recursos remanescentes dos editais setoriais de 2019, da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT). Os encontros vêm sendo construídos na esteira do processo de salvaguarda como Registro Especial do Patrimônio Imaterial da Cultura da Bahia, aprovado em 2018 pelo Conselho Estadual de Cultura.


Compartilhe:


Mais Notícias

Sua Privacidade

Ao clicar em Aceitar, você concordar que o site poderá armazenar cookies em seu dispositivo e utilizar as informações de acordo com nossa Politica de privacidade