A Praça do Jipe se transformou em cinema para as crianças e adolescentes na tarde da última sexta-feira (10), através do projeto “Cinema na Praça”, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Andaraí.
Baseado dentro do projeto “Acelera SUAS”, cujo intuito é aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios, e do “Proteja Bahia”, que enfrenta o trabalho infantil, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a ação quer chamar atenção aos danos causados pela violação de direitos.
O curta-metragem brasileiro “Vida Maria” (2007) e o filme estadunidense “Abominável” (2019) foram expostos a quem quisesse sentar-se no Espaço Cultural das Mangueiras e receber as mensagens transmitidas durante a exposição.
“Vida Maria” conta a história de Maria José, uma criança de 5 anos que mora no sertão brasileiro. Ao longo do enredo, Maria se diverte durante a alfabetização, mas precisa abandonar os estudos para ajudar os pais com os afazeres domésticos e os trabalhos da roça. A animação faz uma crítica à desigualdade social gerada pelo capitalismo e à ausência de políticas eficazes para reduzir a pobreza.
Já “Abominável” é um filme de animação que ensina a sonhar. Yi, uma adolescente que encontra Yeti, embarca numa aventura com seus amigos Jin e Peng na tentativa de devolver Everest, como batizaram o monstro, à sua casa, no ponto mais alto do planeta. Vínculos sociais e afetivos fortes, além de relações familiares e comunitárias harmônicas estão no centro da mensagem transmitida pelo longa.
Na oportunidade, a advogada do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Beatriz Neres ministrou uma palestra sobre o tema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e chamou atenção sobre a exposição de crianças na internet.
Técnica da gestão do SUAS na SJDHDS, Laura Banberg esteve presente. O projeto acontece em toda a Bahia, já tendo sido realizado em alguns municípios chapadeiros, dentre os quais estão Palmeiras, Wagner, Tanhaçu, Marcionílio Souza e Iaçu.