Um município que escreve em seu slogan de governo o verbo ‘educar’ prioriza a escuta ativa de todos os agentes que constroem, coletivamente, a educação em Andaraí. Com ênfase neste pilar, a apresentação dos resultados do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) 2020/2021 foi a pauta da audiência pública realizada na última quinta-feira (09), pela Secretaria Municipal de Educação, na Câmara de Vereadores.
Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, da sociedade civil, da comunidade escolar, além de membros da Equipe Técnica de Monitoramento do PME estiveram presentes à cerimônia, contribuindo com o aprimoramento das metas previstas no plano.
Mesmo em viagem oficial à Brasília, o prefeito Wilson Cardoso permaneceu conectado em espírito com o evento. Em vídeo, ele ressaltou a importância de a educação e o desenvolvimento andarem juntos, enfatizou a necessidade do espaço para consolidar melhorias na educação do município, a fim de fazê-la a melhor da Bahia e referência no Brasil, além de ter destacado as últimas inaugurações das Fábricas do Saber no distrito de Ubiraitá como investimentos necessários ao fortalecimento da qualidade do ensino.
“É por acreditar no poder transformador da educação que a gente luta tanto para trazer mais investimentos. Nós temos consciência que a educação e o desenvolvimento caminham juntos. Vocês [educadores] preparam os nossos alunos, o nosso futuro, e nós preparamos a nossa cidade com mais investimentos, com infraestrutura, porque temos a certeza de que, a cada ano, teremos uma mão de obra mais qualificada com nosso trabalho e determinação”, finaliza o prefeito.
O Plano Municipal de Educação sistematiza o planejamento educacional e serve como base para nortear as ações e estratégias a serem executadas entre os anos de 2015 e 2025. A audiência foi realizada em cinco blocos de discussão, sendo vinte metas a serem analisadas no total. Os pontos de debate estavam relacionados à meta principal do PME, à evolução dos indicadores educacionais, ao monitoramento das estratégias, às considerações, contribuições e notas técnicas.
Universalização da educação infantil, do atendimento escolar, do acesso à educação básica especializada, garantia de 100% dos alunos matriculados, alfabetização e integralização das escolas estavam entre as metas apreciadas durante a audiência.
O relatório final do monitoramento servirá como subsídio para potencializar o Planejamento Estratégico da Secretaria, que alinhado ao Plano de Ações Articuladas (PAR) e aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, norteará os novos caminhos a seguir para que a educação de Andaraí continue avançando.
De acordo com a Secretária de Educação Gardênia Guedes, o encontro conferiu transparência aos passos dados pela educação, além de ter criado um espaço democrático de escuta e participação popular. “A audiência constituiu-se como um espaço de debates, um momento valioso, onde foi possível ter evidências do que já foi realizado e do que ainda é preciso realizar para que nossas escolas se tornem lugares de aprendizagens mais qualificadas e possamos unir forças e experiências para que tenhamos uma educação de fato transformadora", diz