Andaraí - Bahia

Biblioteca Herberto Sales lança “Biblioteca Virtual” durante comemoração do 12º aniversário

Autor: Comunicação PMA - 17/11/2021 às 18:21:33
IMG

A sede da Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales, na Rua da Glória, se transformou em palco na tarde desta terça-feira (16) para comemorar os doze anos de existência da instituição que semeia muito mais que literatura. Funcionários, equipe da Secretaria Municipal de Educação, adultos, crianças, adolescentes e jovens assistiram à apresentação do novo caminhar empreendido pela BPHMS. 

No momento em que as tecnologias se avolumam e ocupam espaço, a literatura necessita se adaptar aos novos tempos. Por isso, não haveria momento mais oportuno para cravar a palavra “inovação” como carro-chefe da biblioteca: na oportunidade, a “Biblioteca Virtual” foi apresentada ao público como um espaço digital para acessar e ler livros, mas também propício ao cultivo da cultura e da memória. 

Criada em 2009, o espaço nasceu do sonho coletivo em fundar uma biblioteca pública, que abrigasse o ‘fazer literário’ já produzido por Andaraí. O atual prédio chegou a ser a sede da Prefeitura Municipal, mas emprestou morada ao acervo de mais de 10 mil livros quando o prefeito Wilson Cardoso, à época em seu 1º mandato, optou por construir outra sede para a administração pública municipal e dar cara nova ao casarão do Centro Histórico. 

O mote “a leitura faz andar o mundo” se encaixa bem aos padrões da Biblioteca, que coloca o itinerante como forma de contatar as pessoas e levar a literatura a todos os cantos. Não apenas isso: lá também se tece os fios da memória. O prédio abriga dois memoriais em homenagem aos personagens que contam bem a história de Andaraí: Herberto Sales, escritor andaraiense e patrono da instituição, que apresentou a saga pelo diamante com “Cascalho”, e Lícia Maciel Neves, a chamada “enciclopédia viva” dada a ciência de toda a história do município.

A Biblioteca ainda oferece serviços importantes, como empréstimo de livros, brinquedoteca, espaço para pesquisa e rodas de conversas sobre temas diversos. Duas campanhas criadas recentemente dizem muito sobre o espaço de produção de conhecimento, informação, cultura e memória que a Biblioteca significa: a Campanha “Leve seu livro”, que estimula a leitura a partir da doação de exemplares; e a campanha “Andaraí: história, cultura e atrativos”, cujo objetivo é servir de amparo aos turistas e visitantes, através da mostra dos conteúdos culturais e naturais que o município possui. 

Quem gere a Biblioteca Municipal Herberto Sales é a Diretoria de Cultura, chefiada por Emílio Tapioca. O setor, por sua vez, está baseado na Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura. Ambos não têm poupado esforços para robustecer os serviços culturais, educacionais e literários ofertados aos andaraienses. 


Compartilhe:


Mais Notícias