Andaraí - Bahia

Secretaria de Saúde inicia testagens do projeto “Partiu! #TestagemNasEscolas”, no CEES

Autor: Comunicação PMA - 16/11/2021 às 19:21:39
IMG

A equipe da Vigilância em Saúde iniciou, na manhã desta terça-feira (16), as testagens de covid-19 no âmbito do projeto “Partiu! #TestagemNasEscolas”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretária Estadual de Saúde. As testagens aconteceram no Colégio Estadual Edgar Silva.

O projeto, que tem dois meses de duração, busca identificar, isolar e monitorar eventuais casos do novo coronavírus na comunidade escolar. Funcionários e alunos que estão participando das atividades presenciais participaram da testagem. Os materiais colhidos serão enviados para análise do Laboratório Central da Bahia - LACEN. 

No primeiro dia de campanha, foram testadas mais de 40 pessoas, entre alunos e servidores. O professor João Lima Barbosa, 32, foi um deles. “[A testagem] é um cuidado necessário, essencial para proteger os nossos alunos e prevenir a doença”, afirma. Raissa Santos, 16 anos, também defende o projeto: “é muito importante e ajuda a proteger não só os alunos, mas também os funcionários”, diz a aluna. 

Clésia Valquíria, coordenadora pedagógica da unidade escolar, segue a mesma linha. Segundo ela, a testagem oferece um panorama sobre os alunos e funcionários, a partir do qual o colégio identificará eventuais casos e seguirá com a adoção de protocolos sanitários. 

Coordenadora da Vigilância Em Saúde, Elisângela Pacheco explica que o projeto vai possibilitar que os orgãos sanitários visualizem o cenário epidemiológico da covid-19 nas unidades de ensino que já retomaram as aulas em formato presencial. “Com o projeto [Partiu! #TestagemNasEscolas], será possível identificar casos positivos, isolar e monitorar, além de se  construir um retrato de como estão essas instituições de educação”, salienta.


Compartilhe:


Mais Notícias