À noite, no Mercado de Igatu, empresários e a comunidade da Vila se reuniram para a cerimônia de apresentação do Projeto de Consolidação Patrimonial. Na plateia, via-se o brilho no olhar dos moradores por verem, materializados perante seus olhos, os esforços de trabalhar pela preservação e pelo desenvolvimento do distrito. Seu Guina, ex-garimpeiro e morador ilustre de Igatu, não escondia a felicidade pelo momento especial.
Igatu chegou a ser morada para cerca de oito mil pessoas no auge da exploração diamantífera mas, com o declínio da atividade, viu a economia estagnar-se e os garimpeiros rumarem para outro destino. Conseguiu se reerguer e atualmente desponta como uma “pedra preciosíssima'', que abriga um patrimônio passível de preservação e zelo.
Segundo Rousyana Araújo, Assessora do Ceama, desenvolveu uma explanação sobre o processo de construção do estudo, foi necessário preservar o que de mais íntimo e precioso existe em Igatu: os costumes da comunidade. “Na primeira fase nós nos concentramos em ouvir todos os moradores do distrito. E conseguimos. A comunidade apresentou os problemas, e a prioridade ficou com o saneamento básico. Já na segunda fase, optamos por associar o conhecimento tradicional ao saber técnico-científico, então trouxemos uma equipe de técnicos para fazer um verdadeiro raio-x de Igatu. Esse é o resultado do nosso trabalho. Apresentamos aqui um manancial de dados para que a comunidade e o município ajam em prol de Igatu”, afirma.
Na ocasião, outro acordo foi proposto e firmado com o Ministério Público. Trata-se do Termo de Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial de Igatu, que apresenta estudos técnicos jurídicos sobre o distrito, além da minuta de um projeto de Lei que cria a PMCDI, Política Municipal de Conservação do Distrito de Igatu.
Prefeito Municipal, Wilson Cardoso afirma que “este momento [a cerimônia de apresentação]” simboliza o início de um novo caminhar para Igatu, “esse diamante precioso”. Segundo ele, a participação da comunidade deixa claro o desejo coletivo de ver o distrito se desenvolver.
“Não tenho dúvidas de que este é um novo caminhar para Igatu. Ver a comunidade reunida aqui é muito gratificante e expressa uma alegria tremenda. Nós temos que envolver sempre a comunidade na tomada de decisões, mostrar o potencial deles [dos cidadãos], que eles podem muito mais. E que a gestão municipal está investindo em dias melhores. Nós, que amamos Igatu, saímos com o coração batendo mais forte”, conclui.
O prefeito ainda ressalta que todos os acordos firmados pela gestão municipal estarão logo mais disponíveis no Portal da Transparência. Para acessá-los, entre em www.andarai.ba.gov.br.