A manhã da última quarta-feira (18.08) deixou cristalino o compromisso da gestão municipal no fortalecimento do turismo, na preservação dos nossos patrimônios histórico-culturais e com meio ambiente.
O Prefeito Wilson Paes Cardoso, os Secretários Municipais, a Procuradora Geral do Município e o Presidente da Câmera de Vereadores, Edgard Paes Coelho, reuniram-se com o Promotor de Justiça Regional Ambiental, Dr. Augusto César de Matos, com a assessora técnica do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), Dra. Rousyana Gomes Araújo, e equipe, na sede da Prefeitura Municipal para apresentação do plano de ações com foco na preservação do Conjunto Urbano, Paisagístico e Arquitetônico do distrito de Igatu.
Entre as ações previstas está a criação da legislação municipal que estabelece parâmetros e diretrizes para uso e ocupação do solo e parâmetros construtivos do distrito de Igatu, visando a conservação, o desenvolvimento e a qualificação das condições de habitação. Foram acordadas, ainda, ações voltadas para os Parques Municipais Rota das Cachoeiras e de Igatu, bem como para os serviços de saneamento básico do distrito.
A Prefeitura Municipal Andaraí e o Ministério Público, garantiram através dessa parceria um investimento de mais de Um Milhão de Reais. Segundo o Dr. Augusto César de Matos, o Ministério Público é grande entusiasta em transformar os valores oriundos de penalidades impostas a degradadores ambientais em investimentos voltados a ações que venham a garantir a aplicação dos mecanismos de salvaguarda aos bens ameaçados e a reversão de seus danos.
Para Wilson Cardoso, prefeito municipal, esforços não serão poupados para construir um futuro de desenvolvimento para Andaraí, e, esse caminho, perpassa pela conciliação de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Resta claro que a força da união impulsiona Andaraí no caminho certo: do progresso.