Durante encontro, questões essenciais para os municípios consorciados foram discutidas.
A Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Chapada Forte realizada nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, localizada na Praça Aureliano Gondim, Centro, Andaraí-BA, serviu para fortalecer os municípios consorciados no compromisso de buscar investimentos para o desenvolvimento social, econômico e produtivo na região. Na pauta do encontro estavam as discussões relacionadas à organização da cadeia produtiva da proteína animal e da agricultura, os recursos hídricos da região Chapadeira e, ainda, a alteração do Estatuto que rege os trabalhos do órgão.
O presidente do Consórcio, Wilson Cardoso (PSB), ressaltou a necessidade de união das cidades em torno de um único propósito: o desenvolvimento da região Chapadeira. “É sempre uma oportunidade muito grande reunir trinta prefeitos e prefeitas que estão pensando no desenvolvimento dos seus municípios”, diz Cardoso.
“Como diz o ditado, ‘a união faz força’. Então, agora nós vamos fazer valer a força da nossa união. Chegou a hora e a vez da Chapada Diamantina se desenvolver com competência, união, honestidade, vontade de servir e de preparar um futuro melhor”, conclui.
Durante o encontro, foi discutida uma alteração no Estatuto da entidade. Com a modificação, passa-se a ter um diretor que trata apenas dos assuntos referentes ao Meio Ambiente no território.
Cláudio Serrada (PSD), prefeito de Ruy Barbosa, foi eleito para ocupar a pasta em votação unânime. Segundo ele, essa é uma responsabilidade muito grande dada pelo Consórcio, mas afirma que o seu trabalho será no sentido de preservação do meio ambiente e fomento à cadeia produtiva. “É uma responsabilidade muito grande que o Consórcio me deu, ‘botou’ em minha mão. Trata-se da região da Bahia, com certeza, com mais olhares internacionais para o turismo, né, para ecologia”, diz Serrada.
O Secretário Estadual de Agricultura, João Carlos Oliveira da Silva, que esteve no encontro, ressaltou a importância das parcerias firmadas entre o Governo do Estado e os consórcios públicos. “Entendemos que hoje não dá mais para trabalhar de maneira isolada. É preciso trabalhar envolvendo todos os parceiros”, afirma.
Além disso, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, através dos seus representantes Jeandro Ribeiro, Chefe de Gabinete, Camila Batista, Coordenadora do CDA, e Célia Watanabe, Superintendente do Bahiater; apresentou o projeto de integração produtiva dos entes consorciados ao Chapada Forte. Dentro desse escopo, estão ações como produção da agricultura familiar, crédito rural, assistência técnica, regulamentação fundiária e ambiental, acesso à agroindústria e dinamização da economia dos municípios que, somados, equivalem a um investimento de R$ 7 mi, aproximadamente.
O Diretor da cadeia produtiva Gil Melo(PSC), prefeito de Ibicoara, disse que só há um caminho para o fortalecimento econômico e produtivo da região. “Olha, veja só. Só há um caminho de você se fortalecer: se unir, dar as mãos. Nós temos um potencial muito grande... A Chapada Diamantina é extremamente rica, rica pelas belezas naturais, rica pelo seu potencial agrícola. Estava faltando o que está acontecendo no momento: os representantes das cidades da Chapada Diamantina se unirem, se unirem em prol do bem comum, e fazer a Chapada Diamantina cada dia mais forte”, sinaliza.
Criado em 2014, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina, mais conhecido como Consórcio Chapada Forte, é uma associação pública que reúne trinta municípios da Bahia, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico-social dos municípios consorciados.
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/chapada_forte/
SITE: http://www.consorciochapadaforte.ba.gov.br/