Andaraí na luta contra o Trabalho Infantil
A Secretaria de Assistência Social de Andaraí, na Semana de Combate ao Trabalho Infantil, promove um conjunto de intervenções que vão desde a sensibilização e conscientização da família e da sociedade sobre as consequências do trabalho na vida dos pequenos, até iniciativas que garantam melhores condições de vida às suas famílias.
O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar em aspectos físicos, psicológicos e educacionais. Não estamos falando daquela contribuição dentro de casa, pois este apoio ajuda a fortalecer os vínculos familiares e a formar caráter. Falamos aqui do trabalho que impede que a criança e o adolescente de estudar ou ter seu momento de lazer, que são direitos garantidos.
Ações estratégicas para a erradicação do Trabalho Infantil em Andarai.
O tema é trabalhado constantemente nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Existe uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializadas de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar do município para combater o trabalho infantil no município. O Conselho Tutelar realiza a identificação da criança e do adolescente em situação de trabalho infantil e a encaminha para o CREAS e vice-versa.
O CREAS acompanha os casos de cada criança e adolescente explorada e de toda sua família. Nesta etapa é verificado se não há mais nenhuma violação de direito, se constatado que não, ela é encaminhada para a Proteção Social Básica, que é ligada ao Centro de Referência Social (CRAS), onde é realizado o trabalho de prevenção, fortalecimento de vínculos, discussões sobre o assunto em rodas de conversa, além de oficinas e orientações, de modo que essa criança não volte para mesma situação que se encontrava.