Reunião pelo Rio Utinga

União, organização e vontade de fazer acontecer norteiam reunião pelo Rio Utinga

No último sábado, 21 de outubro, na Escola municipal Margentina Guimarães a comunidade do Rio Utinga em peso se reuniu para discutir sobre as medidas necessárias para combater a baixa vazão e a má utilização da água do rio, no setor Pega Marimbus (ou Baixo Utinga Sul), que compreende os municípios de Andaraí, Lençóis, Lagedinho e parte de Wagner.

Participaram da reunião o prefeito municipal de Andaraí, João Lucio Passos Carneiro; o ex-gestor de Andaraí, Wilson Paes Cardoso; os secretários municipais Ednaldo Souza Oliveira (da Produção) e Dário Magalhães (do Meio Ambiente e Turismo); o prefeito municipal de Lençóis, Marco Ailton; o prefeito municipal de Wagner, Elton Bastos; o Coordenador do Comitê da Bacia do Paraguaçu, Evilásio Fraga; Coordenador do Movimento SOS Semiárido, Nildenor Pereira; o Presidente da Associação do Rio Utinga, Almir Cândido Junior; o Gerente de Recursos Hídricos da Prefeitura de Lajedinho, Edmundo Carvalho; e diversos vereadores municipais de Andaraí Lençóis, Wagner e Nova Redenção.

Leia mais...

Andaraí marcha junto com mais de 350 municípios baianos

O prefeito de Andaraí, João Lúcio Passos Carneiro e sua equipe de governo se somaram aos mais de 350 prefeitos baianos que fecharam as portas das prefeituras nesta quinta-feira (26) em protesto contra as dificuldades enfrentadas pelos municípios em função da crise econômica. Eles marcharam da UPB até a Assembleia Legislativa da Bahia e participaram de uma audiência pública para discutir o tema. Protestam contra aqueda da arrecadação e reivindicam a liberação R$ 4 bilhões do governo federal para fecharem as contas no final do ano.

“A gente está tendo muita dificuldade de honrar com nossos compromissos. Precisamos nos unir para que o nosso povo não seja tão prejudicado. Assim como estamos na linha de frente dos nossos municípios estamos aqui hoje pra mostrar que os municípios, logo, o povo não podem pagar a conta da crise" frisou João Lúcio.

Prefeito de Andaraí reclama de falta de recursos: ‘Exposição muito grande pra classe’

Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

O prefeito de Andaraí, João Lúcio (PSD), é um dos prefeitos que se unem em ato na União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta quinta-feira (26), contra a queda na arrecadação. O gestor apoia a edição da medida provisória que garante R$ 4 bilhões em auxílio financeiro aos municípios, principalmente após a queda na arrecadação. “A gente está tendo muita dificuldade de honrar com nossos compromissos. O munícipe não bate na porta do presidente da República, não bate na porta do governador, não bate na porta de deputado, do senador. O munícipe bate na porta do prefeito. É uma exposição muito grande pra classe de prefeitos”, desabafou. A saúde, segundo Lúcio, é a área que mais sofre com a falta de recursos, porque o estado também não dá o suporte necessário e esta a área que mais onera o município. “Saúde custa caro e tem poucos recursos. Dá pra toca saúde, mas infelizmente sofrerá alguns cortes, uma vez que precisamos pagar salários a funcionários, os medicamentos precisam ser pago...”, observou. O ato desta quarta segue na UPB e na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) até as 17h30.

por Francis Juliano / Estela Marques

Fonte: Bahia Notícias