“ Há 1 ano estamos implantando um projeto pioneiro no país, cujas ações se desenvolvem nas comunidades tradicionais da Fazenda Velha e do Garapa / Roncador. Este é fruto de uma parceria entre a PMA/SEDUC/DC, ICMBIO, Barefoot College, ENEL e AVSI que tem por objetivos principais a implantação de painéis solares e o apoderamento do gênero feminino na condução de práticas alternativas e sustentáveis, os quais visam, também, o fomento das associações comunitárias em prol dos respectivos desenvolvimentos.” - declarou Emilio Tapioca, diretor de cultura do município.

No final do mês de fevereiro foram realizadas nas comunidades uma série de oficinas com temas diversificados. Povos e comunidades tradicionais em unidades de conservação, Parque Nacional da Chapada Diamantina e a sua importância no contexto do patrimônio ambiental e cultura, Associativismo e a formação do Comitê Gestor do programa.

Participaram das oficinas Marcele Andrade e Maria Medrado/AVSI, Cezar N. Gonçalves / ICMBio, Mônica Santos / ENEL e presidentes e membros das Associações. Na próxima semana, será realizada uma oficina sobre a participação das mulheres nas políticas públicas que deverá contar com o apoio da SEMA.